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quinta-feira, 21 de março de 2013

Por que "Impressionismo - Paris e a Modernidade" foi um sucesso

No CCBB Rio, atores "interpretam" personagens das telas impressionistas

Não é preciso ser lá um profundo conhecedor de Arte para saber que obras de artistas como Monet, Manet, Van Gogh e Renoir são de grande valia para o mercado e enquanto contribuição artística.

Quadros desses e outros expoentes do Impressionismo estiveram em 2012 na exposição Impressionismo - Paris e a Modernidade no Centro Cultural Banco do Brasil em São Paulo e no Rio.

Sucesso de público, a mostra recebeu 887 mil visitantes no período de seis meses - 561 mil apenas no Rio. Tive a oportunidade de ver as 85 obras do Impressionismo vindas do Museu D'OrsayParis. Não é trocadilho não: as pinturas impressionam. Pela riqueza de detalhes, pelas pinceladas desconcertadas que ganham forma...  

Tema do 54º Aberje Rio, congresso que discute a Comunicação Empresarial, o evento foi abordado sob o prisma da comunicação para com o seu público. Soube por meio do texto de André Burgüer As estratégias para divulgar a exposição Impressionismo - Paris e a Modernidade.

Com a crise que assola a Europa, o Brasil passou a ser o grande filão quando o assunto é shows e mostras culturais - não é de hoje, pois, que vem recebendo eventos desse porte. Mas como explicar o sucesso de público da exposição impressionista no país?

A soma de várias ações integradas, pode-se dizer, é o "segredo". Em primeiro lugar, temos de concordar que a relevância das obras para a humanidade já é um grande chamariz para o evento. Depois, a comunicação assertiva com a imprensa, que também estava interessadíssima em fazer a cobertura da exposição. 

Mas não foi só isso. A equipe responsável pela divulgação da mostra esteve presente nas redes sociais (conheça: Impressionismo - Paris e a Modernidade) e houve ainda aproveitamento por meio dos canais internos do Banco do Brasil.

Eis aí a fórmula do sucesso de público. Aliás, o fenômeno é um ótimo estudo de caso, não? :-D

Fica a dica aos acadêmicos, comunicadores e empreendedores da Comunicação. E que venham mais exposições desse porte para o Brasil.

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