Páginas

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Cinquentões, Sansão e Mônica são tema de mostra em SP

Exposição está no Memorial da América Latina (foto: RM)

A última vez que fui ao Salão de Atos do Memorial da América Latina, em São Paulo, foi em fevereiro do ano passado para ver os gigantes Guerra e Paz, de Candido Portinari. A fila para visitar os painéis cheios de simbolismos era imensa.

Hoje retornei ao local. Mais por curiosidade do que pela expectativa de apreciar a Arte - e me encantar por ela -, diga-se de passagem. Fui ver Sansão também faz 50 anos, exposição que comemora o cinquentenário da Mônica, personagem dos quadrinhos criada por Mauricio de Sousa.

Para homenagear a dentuça, gorducha e baixinha invocada da
Turma da Mônica, mais de 50 caricaturistas retrataram o coelho Sansão em situações divertidas e inusitadas.

Na caricatura de Fernandes, por exemplo, o coelho foi parar no colo da Mona Lisa, de Leonardo da Vinci.

Caricatura de "Samis" (foto: RM)

E que tal a versão da caricaturista Viviane Yamabuchi para a obra de E. L. James sob o título 50 tons de azul (fofinho)Ok, você nunca quis ser uma Anastasia nem está à procura de um Christian GreyEntão, talvez prefira a caricatura de Maicon Ronald, em que Sansão aparece na versão pirata

O coelho azul que, em 1963 (ano de seu nascimento), era amarelo!, pode ser ainda mascote da Copa e ter o "nó" de suas orelhas imitado pelo craque Neymar, como na caricatura de Samuel Rocha - por que não?

Por falar nisso, Sansão aparece em diversas situações engraçadas da exposição com nós nas orelhas, das quais Mônica se vale para lançar o coelho em quem atravessa o caminho dela - no Cebolinha, principalmente. Coisa de artista... 

Para os adultos, a mostra pode servir de pretexto para dar uma pausa na rotina. Para as crianças, é uma oportunidade para soltar ainda mais a imaginação.

Serviço:
Sansão também faz 50 anos
Terça a domingo, das 9h às 18h
até 21 de abril
Salão dos Atos - Memorial da América Latina
próximo metrô Barra Funda
Gratuita
Estacionamento: R$ 5 (portão 4)

Nenhum comentário:

Postar um comentário